Cristiana Catchia

Numa cidade a noroeste da Guiné-Bissau, em Cacheu, no bairro Ribada, nasceu a 8 de abril de 1999 uma menina bastante carismática e expressiva. Cristiana Augusto Catchia é o nome com que os seus progenitores Augusto Farã Catchia e Celeste Joaquim Umba a batizaram. 

Em 2011, emigrou para Portugal, onde atualmente reside, em Lisboa, no concelho de Cascais. Quando chegou a Portugal, frequentou o seu 5.º e 6.º ano em São João do Estoril, na Escola Básica 2,3 da Galiza. Em 2014, foi transferida para o Agrupamento de Escolas de Frei Gonçalo de Azevedo, em Massapés, por ficar mais perto da atual área de residência em São Domingos de Rana, onde concluiu o secundário no curso de Ciências e Tecnologias. 

Pelo concurso nacional de acesso ao Ensino Superior, alicerçou-se, em 2019, no curso dos seus sonhos que é a Enfermagem, encontrando-se atualmente a tirar a licenciatura na Escola Su- perior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), a frequentar o terceiro ano. 

Desde muito nova que sempre manifestou um grande gosto pela escrita, escrevendo pequenos textos sem motivo aparente, fossem eles solicitados pelos professores na escola ou simplesmente por iniciativa própria. Decidiu, então, dar proveito a essa sua paixão e escrever algo mais elaborado e desafiante como um livro. As Crónicas de um mundo a preto e branco, a sua primeira obra, tem um grande significado para si, uma vez que se refere ao país de origem, no qual enaltece os costumes do seu povo, mais especificamente a etnia Mandjaka, transmitindo mensagens importantes aos dois países onde passou a maior parte da sua vida: Guiné-Bissau e Portugal. 

 
Anterior
Anterior

Eduardo Fragoso

Próximo
Próximo

Ana Lúcia Góis