Acácio Gomes

Acácio Gomes, é autor de “Contadores de histórias e saudades” (2022), “O Fazedor de armenhas” (2020), “Mosteirô, uma aldeia e muitas histórias” (2018), “Uma mulher do nosso tempo” (2004), “Os países do Leste perante a crise” (1982), “Os soldados do PREC” (1977) e coordenador e co-autor do “Guia da Bolsa” portuguesa (1987). 

Foi jornalista de economia de finanças no semanário “Expresso”, director da “Inforbolsa” e da revista “Futuro”. Na década de 1980, foi editor do programa da RTP “Bolsa e Negócios” e comentador económico da RTP e da Antena Um. Na década de 1990, foi colunista do “Semanário Económico”. 

Opositor ao regime do Estado Novo, preso pela PIDE em Setembro de 1967, exilou-se em França em Janeiro de 1968, onde participou no movimento do Maio de 68. Em 1970, começou a escrever no jornal “O Salto”, dirigido pelo jornalista Jorge Simões, em Paris, e foi comentador de assuntos da emigração na Radio France. 

Em França, desenvolve o estudo do marxismo e adere aos movimentos oposicionistas, tendo participado em organizações da esquerda radical. Logo após o 25 de Abril, regressa Portugal no início de Maio e envolve-se no movimento político da época. 

Mais tarde, em 1983, ingressou no Clube da Esquerda Liberal, movimento que procurava discutir em Portugal as questões relacionadas com o Liberalismo. Entre 1993 e 1995, foi adjunto da Assembleia da República. 

Foi consultor de comunicação e imagem de grandes empresas nacionais e multinacionais, nas áreas dos petróleos, farmacêutica e de Obras Públicas, entre outras.

 
Anterior
Anterior

Filipe Kepler

Próximo
Próximo

Eugénia Leal