Avelina da Silveira

Avelina Maria de Silveira Ferreira, poeta, artista, escritora de ficção especulativa, professora, mãe, avó e tantos outros rótulos ao longo da sua vida, nasceu em Huambo, Angola, de pai e mãe açorianos.

Avelina viajou o suficiente na sua infância e juventude, que nos seus anos gloriosos de reforma prefere passar o seu tempo a ler com voracidade e a escrever todos os dias na sua amada ilha de São Miguel.

A sua carreira académica ocupou a maior parte da sua vida produtiva, tendo lecionado no ensino básico em Portugal e no Canadá.

Começou os seus estudos pós-secundários na universidade dos Açores, terminando a licenciatura de honra na universidade de Guelph, Ontário, em Psicologia e História. Seguiu-se um mestrado em Sociologia na universidade de Toronto. Depois de três décadas a viver em Ontário, Avelina reformou-se e regressou às suas raízes familiares para viver em Ponta Delgada, São Miguel.

Tendo escolhido o nome criativo de Avelina da Silveira, a autora tem cinco livros de poesia e dois livros de ficção especulativa, publicados tanto em português como em inglês (Mother of Stones, AUSTIN MACAULEY Publishers e As Gaivotas Também Morrem, KOBO RAKUTEN são as suas obras mais recentes). Concretizou cinco exposições de arte individuais e participou em diversas exposições coletivas, estando os seus quadros patentes em diversas instituições públicas e em coleções particulares em vários países. A poesia de Avelina tem sido traduzida em várias línguas, está representada em coletâneas e os seus poemas serviram de letra para alguns músicos portugueses.

Para Avelina da Silveira, a expressão criativa é o seu modo de estar na vida e a sua felicidade encontra-se no bem-estar dos seus filhos e netos e no das pessoas amigas que a acalentam.

 
Anterior
Anterior

Sara Pelle

Próximo
Próximo

João Fred