Alma Welt

Escritora gaúcha nascida em Novo Hamburgo, mas vivendo a maior parte de sua vida no pampa,  poeta lírica,  grande sonetista (escreveu cerca de 5.000 belíssimos sonetos), deixou uma obra profícua  e numerosa, constando de um romance autobiográfico inédito em quatro tomos denominado "A Herança" (dividido como quarteto com os seguintes títulos: este   “A Herança: O Sangue da Terra” ,  A Ara dos Pampas,  A Vinha de Dioniso;  e mais o romance intitulado "O Retorno dos Menestréis", ambientado no sertão nordestino de Pernambuco e Paraíba, numa mítica e divertida viagem a bordo do Pavão Misterioso (máquina mítica de voar em forma de pavão,  cuja origem remonta aos contos das Mil e uma Noites, mas popularizou-se como tema de cordel nordestino brasileiro.

Tem ainda quatro livros de contos: Contos da Alma, publicado em 2004 pela Editora Palavras & Gestos (de São Paulo) e esgotado nas livrarias, mas acessível em sebos na internet (vide Google); Contos Pampianos da Alma, Contos Secretos da Alma, e "Lendas da Alma" (este uma coletânea de lendas poéticas de sua invenção, de caráter europeu, góticas e misteriosas, ilustradas com desenhos a cores por Guilherme de Faria seu descobridor, que a lançou em 2004 em livro e em 2006 na Internet. Além disso tem um livro de crônicas curtas (Crônicas da Alma).  Sua obra poética, igualmente prolífica, conta além milhares de sonetos, com inúmeros poemas de verso livre e até hai kais.  Alma foi também publicada de maneira semi-artesanal, em folhetos dentro de uma caixa (Kit) de madeira, e ilustrados em cores com desenhos de Guilherme de Faria, objeto raro, esgotado, para colecionadores. 

Alma Welt conseguiu extraordinário sucesso com suas obras na Internet, começando no portal Recanto das Letras, num período de sete meses, até a sua morte, com mais de 14.000 leituras e 1.500 comentários elogiosos vindos das mais diversas partes do Brasil e de Portugal.

Entretanto, as circunstâncias romanescas de sua morte por suicídio no dia 20/01/2007 causaram um imenso escândalo naquele site, por equívoco e intrigas, produzindo a suspeita de que se tratasse de um heterônimo, e resultando na sua inusitada e gloriosa expulsão póstuma daquele site, seguida de debates no seu Fórum, do tipo “Alma Welt existe? Alma Welt não existe?". Seria uma autora e personagem assim tão vital e tão comovedora, um heterônimo de outro artista? O Tempo ou a História revelarão...

 
Anterior
Anterior

Yasminn Colares

Próximo
Próximo

Anselmo Filipe Gonçalves