Adérita Amôr
Adérita Amôr nasceu em Lisboa, Portugal, em 1951.
Fez vários cursos, sendo a Licenciatura em Estudos Artísticos – Artes e Património e o Curso de Psicologia Básica, os que mais a marcaram.
Entre 1979 e 2001, foi membro correspondente do Museu de Arte Moderna de Nova York, o que teve toda a relevância na sua formação.
Nos anos 60 foi aluna da Ilustre Professora de Educação Visual Catarina Augusta Durão Severo, o que para si teve a maior importância.
Cedo se dedicou às artes plásticas, pelo que desde 1968 o seu trabalho tem vindo a ser selecionado para diversos salões de arte e outros eventos artísticos.
Fez a sua primeira exposição individual de pintura em 1975, na Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa e até hoje não cessou de realizar mostras individuais da sua obra. É autora de vários projetos de Dinamização Cultural, de diversos livros e de outros trabalhos literários incluídos em muitas coletâneas.
Em 2006 decidiu instituir a Fundação Adérita Amôr – ao Serviço das Ciências da Arte, da Criatividade, do Percebimento e da Paz, da qual é Presidente.